O que é tinta?

Tinta é uma composição química pigmentada ou não que, após aplicada, forma um revestimento decorativo, propiciando acabamento, resistência, durabilidade, valorização, distribuição de luz e higiene.

Composição da Tinta

Os componentes básicos de uma tinta são: resinas, pigmentos, solventes e aditivos.

RESINAS

Dentre os componentes das tintas, as resinas têm papel de destaque, pois são responsáveis pela formação da película protetora, na qual a tinta se converte depois de seca. Existem vários tipos de resinas, tais como: PVA, Acrílica estirenada, Vinil acrílica, Acrílica pura, Alquídica, etc. As resinas também são responsáveis por características como brilho, aderência, elasticidade e resistência, entre outras.

PIGMENTOS

Os pigmentos são partículas sólidas e insolúveis. Podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes (ou cargas) se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características. Uma tinta normalmente é composta por vários pigmentos.

SOLVENTES

Os solventes são líquidos voláteis utilizados nas diversas fases de fabricação das tintas e possibilitam que o produto se apresente sempre com o mesmo padrão de viscosidade. São empregados para conferir à tinta as condições ideais de pintura, visando facilitar sua aplicação, seu alastramento, etc.

ADITIVOS

Aditivos são elementos que participam em pequena quantidade na composição da tinta. Geralmente, são produtos químicos sofisticados, com alto grau de eficiência, capazes de modificar significativamente as propriedades da tinta. Os aditivos mais comuns são: secantes, anti-espumantes, anti-sedimentantes, antipele, bactericidas, fungicidas, etc.