Principais Características de uma Tinta

Para avaliarmos a qualidade das tintas, vernizes e complementos, é importante conhecermos algumas de suas principais características técnicas. Para obtermos o melhor resultado num sistema de pintura é imprescindível que todos os procedimentos técnicos recomendados nas embalagens sejam rigorosamente respeitados.

1. Estabilidade

Ao abrir uma embalagem de tinta, esta não deve apresentar excesso de sedimentação, coagulação, empedramento, separação de pigmentos, tal que não possa tornar-se homogênea através de uma simples agitação, possibilitando que o usuário não encontre dificuldade em utilizá-lo. Ressaltando que a tinta não deve apresentar odor pútrido e nem exalar vapores tóxicos.

2. Aplicabilidade

A tinta, após diluição específica na embalagem, deve espalhar-se facilmente, de maneira que o rolo ou pincel deslize sobre a superfície, apresentando um aspecto uniforme.

3. Rendimento e Cobertura

O rendimento é área acabada por quantidade de produto aplicado determinada, podendo ser expressa em m²/L ou m²/Kg. A cobertura é a propriedade da tinta que, ao revestir o substrato no qual foi aplicada, proporciona opacidade. A cobertura pode ser verificada tanto no filme úmido quanto no filme seco. Quanto melhor a performance desses dois itens, melhor o resultado final obtido com a tinta.

4. Durabilidade

Refere-se à resistência que uma tinta apresenta contra a ação das intempéries (sol, chuva, maresia, etc.). A tinta com maior durabilidade é aquela que demora mais tempo para sofrer alterações em sua película, mantendo suas propriedades originais de proteção e embelezamento, quando aplicada sob as condições normais de uso.

5. Lavabilidade

Lavabilidade é a capacidade da tinta em resistir à limpeza com produtos de uso doméstico, tais como sabão, detergente e outros, possibilitando a remoção de manchas sem afetar a integridade da película.

6. Secagem

Secagem é o processo pelo qual uma tinta em seu estado líquido se converte em uma película sólida.

7. Nivelamento

Nivelamento é a propriedade que a tinta possui de formar uma película uniforme, sem deixar marcas de aplicação.

8. Alastramento

É a capacidade do revestimento de, ao ser espalhado, distribuir-se formando um película homogênea e uniforme.