Textura em Parede, Passo a Passo!

As texturas apareceram como uma ótima alternativa para decoração de ambientes e tem ganhado muito espaço nas obras.

A textura é um composto de base acrílica e de consistência parecida como uma massa e é aplicada em apenas uma demão. Elas podem ser aplicadas na cor branco e em seguida aplicar sobre ela uma tinta acrílica e o acabamento fica muito bom.

Dica 01: Tenha cuidado para a textura não tornar o ambiente pesado ou chamativo e, até mesmo, destoar de toda a decoração.

Todas as etapas de preparação das paredes até a aplicação do selador também são feitas para as texturas. Por isso, vamos partir desse ponto, considerando que até o selador já está tudo pronto.

Materiais para aplicação

  • Desempenadeira lisa de metal 30cm;
  • Desempenadeira lisa de plástico 30cm;
  • Espátula de 10cm e 15cm;
  • Trincha média;
  • Fita crepe;
  • Balde com água e um pano.

Pré – Aplicação

Antes de iniciar a aplicação alguns cuidados devem ser tomados, como:

  • As paredes devem estar limpas e livres de óleos, graxas, etc;
  • O piso deve estar forrado e protegido para evitar respingos e manchas resultantes da aplicação;
  • Portas, janelas, rodapés devem ser protegidos com fita adesiva, tipo fita crepe;

Segurança no trabalho

Todo trabalho deve ser executado com segurança para evitar acidentes. Assim, não deixe de utilizar os corretos EPIs (equipamentos de proteção individual), nesse caso, o principal são os óculos de segurança que irão proteger seus olhos de respingos de tinta e as luvas, para evitar o contato direto com as tintas.

Caso necessite de montar andaimes ou plataformas para trabalhos em altura, eles devem ser bem montados e resistentes ao peso das pessoas que vão trabalhar sobre eles, por isso, evite improvisar andaimes e plataformas com tambores, tijolos, tábuas finas e rachadas, cadeiras e mesas velhas, etc.

Aplicar a textura [e o seu segredo]

Com o auxílio da desempenadeira metálica lisa aplica-se a textura de cima para baixo e dos bordos para o meio, da mesma maneira que se aplica a massa corrida. Não abra um pano muito grande, trabalhe com faixas de 3,0m² a 5,0m².

O segredo da textura é que o seu efeito deve ser dado com ela ainda fresca, logo em seguida que for aplicada.

guia1
guia2

O Efeito texturado e como conseguir os melhores

O acabamento, ou a textura propriamente dita, vai depender da sua escolha e com o que mais combina com a decoração do ambiente. Esse efeito de textura é conseguido com espátulas, desempenadeiras lisas e dentadas, trinchas, esponjas, dentre outras técnicas.

Por exemplo, o efeito rústico, aquele que a parede fica com ranhuras na vertical é conseguido passando uma desempenadeira de plástico lisa sobre a superfície em movimentos verticais. Assim aquela “areia” que tem na massa da textura vai se desprendendo e formando esse efeito.

guia3

Dica 02: Se a textura começar a secar antes de você ter dado o acabamento texturado, borrife um pouco de água sobre a superfície para que consiga dar o acabamento.

Dica 03: No mesmo dia aplique a textura em uma parede inteira, isto evita a marca de emendas no meio da parede.