Pintura Interna, Passo a Passo!
Amigos, vamos passo a passo mostrar quais são as etapas para fazer um serviço de pintura com qualidade. Se os passos anteriores a aplicar a tinta acrílica não forem bem feitos, não teremos um acabamento bonito, durável e de boa qualidade.
Então vamos na sequência para que tenhamos sucesso em mais essa etapa nas nossas obras. Não deixem de ler Como Preparar as Paredes para Receber Pintura que é a etapa anterior a essa que vamos abordar agora:
1. Proteja-se
Não esqueça de usar todos os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para pintura, dentre eles:
- Máscara de proteção nas atividades de lixamento de massa corrida;
- Luva de látex nas atividades de lixamento de massa corrida, nas atividades de pintura;
- Cinto de segurança com trava-quedas (para trabalhos em altura);
- Cadeira suspensa com cabo de segurança para a cadeira e para o trabalhador independentes;
- Capacete;
- Calçado de segurança;
- Óculos de segurança.
2. Proteger o ambiente
Remova lustres e cortinas da área a ser pintada, se isso não for possível, cubra-os muito bem. Proteja os móveis e o piso com jornal ou lona plástica. Ela precisa esconder até o rodapé e deve ser colada com fita crepe rente à parede. Retire espelhos de luz e proteja os fios e o interruptor com fita adesiva. Cubra esquadrias e batentes também com fita adesiva.
3. Lixar a superfície
Parede que acaba de ser erguida necessita de 30 e 45 dias para que a argamassa seque (prazo de cura do reboco). Após este prazo, lixar as paredes com lixa 80 ou 100 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso ou lixa 240 (mais grossa) nas partes em que a superfície estiver mais grosseira. Macete: com o próprio tato da palma das mãos você verifica se a superfície está lisa o suficiente para receber o Selador Acrílico Ellus.
Em construções estabelecidas, se a tinta anterior estiver uniforme, basta lixar e nivelar a superfície com Massa Corrida Ellus (passo 5).
No caso de parede descascada, retire as partes soltas com espátula, lixe e aplique Fundo Preparador de Paredes Ellus.
Confira o guia Problemas básicos que podem ocorrer com as Tintas, para outros casos não mencionados aqui.
4. Aplicação de Selador Acrílico Ellus
Abra a lata do Selador Acrílico Ellus, misture-o bem para que o material fique uniforme, coloque uma quantidade na bandeja de aplicação e, com o rolo de lã (23cm de largura), aplique na parede em movimentos de sobe e desce. Repita a operação
Dica 01: não adicionar água no selador para que ele render mais.
Dica 02: se você aplicar uma demão com calma, preenchendo todos os espaços, não é necessário aplicar uma segunda demão;
5. Aplicar Massa Corrida Ellus
Aplique a Massa Corrida Ellus em ambientes internos ou Massa Acrílica Ellus em ambientes externos com uma desempenadeira e auxílio de uma espátula para os cantos. Identifique, também, os pequenos buracos que ainda podem ter ficado na parede e faça a correção com Massa Corrida Ellus, aplicando-a com uma espátula. Em locais que têm contato com água deve ser usada a Massa Acrílica Ellus, mesmo em ambientes internos. Deixe secar por uma hora e, em seguida, siga para o próximo passo onde iremos lixar a parede.
6. Lixar a Massa Corrida Ellus
Espere pelo menos 20 minutos para a secagem da Massa Corrida Ellus (se estiver frio, esse prazo aumenta). Passe a lixa n° 150 e use a n° 220 para refinar o acabamento, se necessário. Remova a poeira com uma vassoura de pelo, seguida de um pano umedecido. Se notar algumas imperfeições, basta corrigi-las repetindo a aplicação da Massa Corrida Ellus ou Massa Acrílica Ellus.
Aplique o selador por cima dessa área corrigida. Pronto! Você suas paredes estão prontas para aplicar a tinta!
7. Aplicar 1° demão de tinta
Primeiro leia as orientações de aplicação impressas na lata da tinta. Abra a lata de tinta da cor que você escolheu, mexa bem antes de diluí-la, com uma peça retangular de madeira, plástico ou metal, que chegue até o fundo da lata, misture-a para que o material fique uniforme.
Faça a diluição da tinta na proporção indicada na embalagem em um balde ou caçamba de tinta. Não dilua os materiais mais do que o recomendado na embalagem. Essa atitude, em busca de fazer a tinta render mais, fará que você perca qualidade do serviço.
Coloque uma boa quantidade na bandeja de aplicação (que deve estar limpa e seca).
Pinte primeiro as extremidades e cantos com uma trincha, preservando as outras superfícies com a proteção da fita adesiva.
Pegue o rolo lã de carneiro e envolva-o em toda a tinta, sem excessos, evitando que ele fique muito encharcado. Role a tinta no sentido vertical, transferindo-a do rolo para a parede em faixas de 40/60 cm, começando com um grande N, e repassando o rolo na mesma faixa até uniformizá-la. Recarregue o rolo e inicie uma nova faixa. Repita o movimento até que toda a parede receba a tinta de maneira uniforme.
Dica 03: Comece sempre a pintura ou aplicação de massa pelo teto;
Dica 04: Comece sempre a pintura ou aplicação de massa pelo teto;
Dica 05: Para pintura de teto utilize um cabo prolongador acoplado ao rolo. Se possível, use uma plataforma para ficar mais próximo do teto. Evite acidentes: não suba em cadeiras ou bancos para pintar.
Dica 06: Se você mesmo for pintar a sua casa, inicie pintando uma pequena parede até que você pegue o “jeito de pintar”.
Dica 07: Evite pintar em dias muito quentes com temperaturas acima de 30°C;
Dica 08: Utilize óculos de segurança transparente para que não respingue tinta nos seus olhos.
8. Aplicar 2° demão de tinta
Respeite o tempo de secagem entre uma demão e outra. Verifique o tempo indicado na embalagem da tinta. Em média, quatro horas após a aplicação da primeira demão, pode-se aplicar a segunda demão. Inicie a segunda demão com o seguinte pensamento: É o acabamento final. Volte pintando com os mesmos movimentos de vai-e-vem cobrindo toda a superfície até finalizar todo o cômodo. Não se esqueça de aplicar a segunda demão também nos cantos, bonecas de porta e janelas.
Caso seja necessária outra demão de tinta, repita o processo.
A Sequência Correta de pintura
- Pintura do teto;
- Pintura das paredes;
- Pintura de portas e janelas;
- Pintura dos rodapés (se for o caso)
Pronto! A pintura está bem feita se você seguiu todos os passos. Faça a limpeza de todo o ambiente, retirando todos os respingos de tinta. Escolha sempre materiais de boa qualidade e tenha em mãos o kit de pintura completo.
Kit Completo de Pintura
- Rolo de lã 23cm;
- Garfo para Rolo;
- Prolongador ou cabo para rolo de tinta;
- Bandeja de aplicação de tinta;
- Pincel Médio;
- Lixa Massa Média e Fina;
- Espátula;
- Pano;
- Jornal ou lona para cobrir o piso;
- Desempenadeira de Aço;
- Massa Corrida Ellus;
- Selador Acrílico Ellus
- Qualquer uma tinta da Ellus Tintas